PESQUISA: SEMINÁRIO DISCUTIU TERRITORIALIDADE E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA

Prof. Israel F. Araújo (Da esq. pq Direita: advogada Evangelina Nascimento ; Prof. Diego Parra , Profa. Vilma Brício ; Prof. Isaa...

Quer Participar?


Tendo em vista que o Grupo INTERSABERES tem como, entre seus principais Objetivos:

Constituir uma rede de pesquisadores(as), que pensem(am) as realidades local, amazônica, nacional e internacional, a partir de diversas perspectivas epistemológicas, teóricas e analíticas;

Reunir Projetos de Pesquisa já existentes e/ou em criação, de autoria de pesquisadores(as) (igarapemirienses ou não), os quais se organizam a partir da institucionalização do INCAM, inseridos no conjunto de temáticas que constituem a matriz epistemológica deste Grupo, no sentido de somar esforços interdisciplinares em prol do avanço da pesquisa e da intervenção academicamente fundamentada;

e, sendo de seu interesse, pode entrar em contato com o Grupo, via e-mail: 
intersaberesbaixotocantins@gmail.com

Será uma satisfação para nós.

Att.:

Prof. Msc Israel Fonseca Araújo

(91) 98546-3094 - zap/zap



MAIS INFORMAÇÕES: Quer Participar?

O que é o Grupo de Pesquisa INTERSABERES?
R: É o Grupo de Estudos e Pesquisas “MUTIRÃO DE SABERES” DO BAIXO TOCANTINS/PA (em Sociedade, Educação, Movimentos Sociais, Cultura e Linguagem)
O Grupo surge da iniciativa de integrantes do Incam (Instituto Caboclo da Amazônia), auxiliados por Colaboradores(as) que “compraram” o projeto institucional e, ao cabo, instituíram o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas “Mutirão de Saberes do Baixo Tocantins/PA”, o qual vem a ser uma iniciativa necessária para construção e difusão do conhecimento em suas diversas possibilidades, sobretudo a partir de uma assunção de que estamos na Amazônia.

Qual a relação do INCAM com o Grupo Intersaberes?
R: O Grupo Intersaberes, em certa medida, contribui para que o Incam (Instituto Caboclo da Amazônia) cumpra a sua missão institucional, no que diz respeito à sua finalidade principal, descrita no Art. 5º do Estatuto Social, o qual explicita como objetivos da instituição “subsidiar o desenvolvimento humano na Amazônia, em bases ambiental, educacional, sócio-cultural e econômica sustentáveis, tendo em vista sugerir, promover, colaborar, coordenar ou executar ações e projetos”. Esse Grupo de pesquisa institui uma realidade institucional/acadêmica importantíssima para o projeto do INCAM, como um todo.

Quais os Princípios éticos-políticos regem o Intersaberes?
R: O Grupo Intersaberes está assentado em três Princípios que, indissociavelmente, se ligam em formato de rede, dada a concepção de trabalho colaborativo que deve perpassar a relação entre os(as) integrantes do Grupo, os quais são: Dialogicidade, Colaboração entre integrantes e Respeito aos princípios Éticos e de Cidadania.

Quais os Objetivos mais gerais a que se propõe o Grupo Intersaberes?
R: 1) Constituir uma rede de pesquisadores(as), que pensem(am) as realidades local, amazônica, nacional e internacional, a partir de diversas perspectivas epistemológicas, teóricas e analíticas; 2) contribuir com a promoção e difusão do conhecimento no território amazônico, com a construção de estratégias de intervenções na região; 3) reunir Projetos de Pesquisa já existentes e/ou em criação, de autoria de pesquisadores(as) (igarapemirienses ou não), os quais se organizam a partir da institucionalização do INCAM; 4) criar estratégias de socialização de conhecimentos produzidos no seio do Grupo, de acordo com as diversas possiblidades de divulgação disponíveis: seminários, mesas redondas, oficinas, publicações impressas e online, entre outras;

Em que fase está o Grupo de Pesquisa?
R: O Grupo já está implantado no seio do Incam e conta com um expressivo número de pesquisador(as), dispostos a (voluntariamente e na medida de suas possibilidades) contribuir com a Pesquisa (e a socialização de conhecimentos) na Amazônia, a partir de Igarapé-Miri (PA).

Quem pode participar do Grupo de Pesquisa?
R: Podem participar do Grupo:
a) estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, de instituições públicas e/ou privadas
b) estudantes e profissionais da Educação Básica
c) professores-pesquisadores(as) que atuam em universidades, institutos e demais centros de pesquisa (públicos ou privados)
d) integrantes de Movimentos Sociais (diversos), entre outros perfis esperados

As Linhas de Pesquisa propostas são...
R: São cinco, a saber:
Linha 1: Estado, Sociedade e Educação (escolarização e formação integral-emancipatória do humano na Amazônia)
Coordenador: Prof. Mestre Marinaldo Pantoja Pinheiro

Linha 2: Cultura e Educação: campo de vivências, tradições, identidades e diferença
Coordenador: Prof. Mestre Alzyr Melo

Linha 3: Democracia e Políticas Públicas (diálogos sobre a experiência democrática brasileira e estratégias de enfrentamento das desigualdades)
Coordenador: Prof. Mestrando Antonio Marcos Quaresma Ferreira

Linha 4: Linguagem, sociedade, discurso(s) e relações de saber-poder (as materializações na linguagem, os desdobramentos possíveis dos sentidos)
Coordenador: Prof. Mestre Israel Fonseca Araújo

Linha 5: Movimentos Sociais, Direitos Humanos, Identidade e Gênero na Amazônia
Coordenador(a): Prof. Doutor José Luiz de Moraes Franco

OBSERVAÇÃO: as contribuições de pesquisadores(as) ao Intersaberes são, todas, voluntárias; não há, por enquanto, possibilidade de destinação de Bolsas de pesquisa!

CONTATO:
E-mail: intersaberesbaixotocantins@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário